quarta-feira, 18 de maio de 2011

Interação eletrônica

Entre as vantagens da internet na educação, Ricardo Augusto de Souza (doutor em Estudos  Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais) afirma no livro Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual (2010), que a net coloca à disposição de seus usuários uma ampla gama de recursos para a comunicação. Graças a eles, a comunicação mediada por computador tem possibilitado o contato entre membros de diferentes culturas a despeito das mais significativas distâncias geográficas.
Na prática, quer dizer que uma criança aqui no Brasil pode visitar um museu em Paris utilizando a internet. Esta possibilidade é defendido por muitos como um ponto positivo da utilização da cultura digital na educação.
Segundo Ricardo, a comunicação mediada pelo computador tem como principal característica a velocidade com que as mensagens podem ser trocadas e com elas abrem novas práticas discursivas, que começam a receber a denominação de discurso eletrônico. O discurso eletrônico representa um tipo de comunicação que se vale da escrita, sem limitar-se às características normalmente atribuídas a essa modalidade. Também o discurso eletrônico pode assumir formas semelhantes ao discurso oral.

Ainda no livro Interação e Aprendizagem em Ambiente Virtual (2010), Ricardo explica que historicamente, as origens da internet remontam a um empreendimento conjunto entre o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e algumas universidades norte-americanas voltadas à pesquisa acadêmica nas décadas de 1960 e 1970. Já em seus primórdios essa rede de computadores viabilizou o intercâmbio de comunicações entre pesquisadores das áreas de ciências e exatas e tecnologia através de mensagens eletrônicas tratava-se do início do e-mail. Dois desenvolvimentos das primeiras redes de computadores ocorridos na década de 1990 conferem à internet sua caracterização atual. Um deles é o surgimento da World Wide Web, ou WWW. A internet traz, principalmente através do e-mail e dos sistemas de chat, a possibilidade do uso de computadores como meio de comunicação, inaugurando assim o território da comunicação mediada pelo computador.

A comunicação mediada pelo computador pode ser:

Assíncrona: o e-mail, por exemplo. Pode variar em diversas formas e período. Uma pessoa pode demorar a responder o e-mail e com isso o feedback não ser imediato.

Sincrônica: sala de chat. O feedback é imediato e mensagens curtas, geralmente segue o mesmo padrão.

Sônia Célia de Oliveira Alves, mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará, diz que o texto escrito na internet não apresenta as características dos gêneros impressos/escritos tradicionais. Ao invés disso, muitas vezes, mostra muito mais espontaneidade e a informalidade da fala. Bordia (Studying Verbal Interaction on the Internet, p. 150) sumariza as comparações entre comunicação mediada pelo computador e a comunicação face a face, concluindo que a CMC é e fato uma “combinação dos estilos oral e escrito da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário