sábado, 4 de junho de 2011

Calma professora! Um livro puxa outro

Os leitores adolescentes impulsionaram os maiores sucessos das livrarias na última década. Nunca se produziu tanto e fez circular tanto livro para eles como agora.  Só para ter uma ideia, segundo a revista Veja, a série Harry Potter vendeu mais de 3 milhões de exemplares no Brasil e 400 milhões em todo o mundo. Em 2008, a saga Crepúsculo comercializou 120 milhões de exemplares e apenas no Brasil mais de 5 milhões.  Para muitos escritores, o que importa é incentivar a leitura e para adquirir o hábito, o livro deve ser lido por prazer e não exigido em uma disciplina escolar.

Este foi um dos assuntos no bate-papo com os escritores Gacy Simas, Tammy Luciano, Enderson Rafael e Janaína Rico esta semana na Livraria Cultura de Brasília. “As pessoas devem escolher o que elas querem ler. Deixe que elas decidam a história”, destaca Gacy.

Quanto à valorização de literatura estrangeira, Enderson disse que é resultado de uma campanha de marketing bem feita, que deveria ser realizada também com autores brasileiros. “As editoras devem criar público para os livros nacionais, desenvolver uma boa campanha de marketing e divulgar melhor as obras”, destaca Enderson.


    

Seja qual for seu ponto de partida o importante é criar um hábito de leitura. Ler obras juvenis ou best-sellers é apenas o começo de uma longa e produtiva convivência com os livros. Se você gosta de Harry Potter, pode também ler Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato. Quem prefere Crepúsculo pode gostar de O Ateneu, de Raul Pompéia, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca.

Adoramos livros estrangeiros, mas não podemos esquecer nossos talentosos escritores. Tem uma dica de livro brasileiro bacana? Deixe seu comentário e vamos @Ler_mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário